Há algum tempo a AMOSAD vem acompanhando notícias do desenrolar das discussões sobre o acesso ao novo terminal aeroportuário em Florianópolis. Tal obra impactará diretamente todo o Loteamento Santos Dumont e o bairro Carianos.

Todo o bairro vem se desenvolvendo urbanisticamente em razão das grandes obras e empreendimentos previstos para a região. Não é diferente em relação à concretização do novo terminal aeroportuário de Florianópolis e todo o conjunto de obras que o acompanha.

Acreditamos que o planejamento urbano é a base da boa política de desenvolvimento e que dá suporte à segurança jurídica nas relações sociais, econômicas, urbanísticas, ambientais, etc.

Desta forma, em nosso bairro, o estabelecimento de todas essas relações vem ocorrendo em torno do projeto do acesso com o EIA-RIMA 040-04 do ano de 2004/2005. Ocorre que, recentemente, o tema vem adquirindo grande instabilidade com a apresentação de diversas opções de novos traçados. Observa-se, no entanto, que a comunidade não vem sendo chamada a participar de tão importante discussão, o que poderá trazer graves prejuízos à segurança jurídica de todas as relações aqui estabelecidas ao longo dos anos, inclusive, danos ambientais e sociais irreparáveis.

Por esta razão, a Amosad está se empenhando junto a alguns moradores buscando informações e estudos que colaborem com uma decisão mais acertada por parte do poder público.