No dia 01/11/2013 a AMOSAD firmou com a Prefeitura Municipal de Florianópolis/FLORAM um Termo de Cooperação para Adoção de Área Pública, notadamente o espaço compreendido conhecido por “Praça Santos Dumont – Rua contorno da Ressacada esquina com a Rua Arco Íris”.

A partir de então, passou a ser de responsabilidade da AMOSAD a integral manutenção da área, inclusive o fornecimento de mão de obra, serviços de manutenção, conservação e outras melhorias do espaço.

Para responsabilizar-se por isso e pensando em dar início a concretização desse sonho de todos os moradores do Loteamento Santos Dumont a AMOSAD utiliza o espaço desde dez/2014, em dias de jogos, para estacionamento e o dinheiro é revertido para a manutenção do espaço e para a construção da Praça em si.

Com o dinheiro que foi arrecadado investiu-se na compra de uma roçadeira, em janeiro/2016, tendo em vista que é mais vantajoso a manutenção direta do que a contratação de alguém que o faça. Além disso, investiu-se no aterro do espaço (areia), na gasolina e óleo necessários ao funcionamento do equipamento, bem assim, reparos esporádicos.

Cumpre consignar que eventuais sinistros ocorridos nos dias de jogos com os veículos são responsabilidade da AMOSAD. Tanto que, em maio/2016 a AMOSAD desembolsou R$500,00 referente a um sinistro ocorrido. Todos os valores arrecadados com as colaborações estão aplicados na Conta Bancaria da AMOSAD e devidamente repassados ao Conselho Fiscal e aos membros da Comissão Diretiva e está à disposição para consulta dos associados nas reuniões.

Entretanto, o mais importante é que em 15/09/2015, a AMOSAD firmou um Contrato de Prestação de Serviços com a PRAIA – Pessoas Respirando Arte Ideia e Arquitetura, projeto social que auxilia nas demandas coletivas. O objeto dessa contratação é o paisagismo da futura Praça Santos Dumont, espaço que promova a integração da paisagem ao ambiente natural por meio do fortalecimento das relações ecológicas.

Dentre as especificações listadas elencou-se a necessidade de um parque infantil, calçadas, espaço de eventos, academia ao ar livre e, sobretudo a manutenção de um estacionamento para 30 veículos, tornando, até certo ponto, a praça auto sustentável.

O valor a ser desembolsado, até a entrega final do projeto de paisagístico final, que será encaminhado à PMF para aprovação é de R$6.000,00 (seis mil reais), pagos em três parcelas. A primeira parcela já foi paga em maio/2018, data na qual recebemos o estudo preliminar.

No dia 09/06/2018, apresentamos o projeto da futura Praça à comunidade no Almoço de Confraternização em comemoração aos 13 anos da AMOSAD.



A AMOSAD, desde a sua criação, segue com o seu compromisso de seguir articulando a luta pelas reivindicações da população e promover a participação dos associados na conquista de melhores condições de vida.

Entretanto, o mais importante é que o que vem sendo feito é fruto do empenho de muitos que cedem parte de seu tempo e conhecimento em prol do coletivo. Isso porque, não apenas o associativismo, mas sobretudo o trabalho voluntário nos torna mais fortes e põe em destaque o que a de melhor em cada um nós.

Muitas são as demandas e, dentro de nossa capacidade e disponibilidade de tempo, seguimos com o nosso compromisso, atuando em diferentes frentes. Junte-se e contribua com a análise e encaminhamentos!

Contribua com o coletivo!


Acompanhe as demandas e informações na página web e facebook da AMOSAD.
Associe-se a Amosad e faça parte das melhorias da Comunidade Cadastro Gratuito

Conecte-se conosco

Através das redes sociais da Amosad, além de tomar conhecimento do que está acontecendo em nossa comunidade, poderá interagir comentando ou dando sugestões.

Notícias populares